sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Medicações de uso diário - Dicas!!!

Como cardiologista, tenho visto que muitos dos meus pacientes com doença crônica não tomam suas medicações de forma adequada. Os motivos que os pacientes dão são vários: efeitos colaterais de medicações, condições financeiras e vários outros... Mas o principal motivo é esquecimento! A frase “Eu esqueci” é muito comum no consultório médico! Por isso, fiz este texto dando algumas dicas para que os nossos pacientes não mais esqueçam de tomar suas medicações!


DICAS PARA SE LEMBRAR DE TOMAR O REMÉDIO!!!!


1.       -  Estabeleça uma rotina:
      Tomando o remédio sempre no mesmo horário, você se acostumará com isso ao longo do tempo.

2.       - Coloque a receita na porta da geladeira:
Quando for tomar café da manhã, você verá a receita na porta da geladeira e lembrar-se-á de tomar suas medicações.

3.       - Deixe as caixas ou as cartelas das medicações em cima da mesa de tomar café:
Assim, se você havia esquecido de tomar o remédio (mesmo já tendo olhado para a receita na porta da geladeira), você verá os remédios e automaticamente vai lembrar de tomá-los.

4.       - Programe o despertador do celular:
Se ainda está difícil de lembrar de tomar as medicações, para criar a rotina de tomar remédio podemos ainda marcar no despertador do celular a hora de tomar a medicação. Assim, o seu “amigo” celular vai te “avisar” a hora de tomar o remédio.

5.       - Tenha sempre cartelas das suas medicações na bolsa ou na carteira:

Imprevistos acontecem! Às vezes, você tem que dobrar o turno no trabalho, ou vai fazer uma visita a um familiar, ou então, você é mesmo muito esquecido... E ao abrir a carteira (ou bolsa), você vê os remédios e pensa: “Eta! Já tinha esquecido dos remédios!”. Nessa situação, encontrar os remédios na carteira (ou bolsa) faz você lembrar de tomá-los!


Lembre-se: O remédio é seu amigo e companheiro do dia-a-dia!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário